Servidores já podem acessar seu contracheque de MARÇO no Portal do Servidor.
Itanhém adere ao Plano de Ação Territorial da Mandiocultura. Objetivo é melhorar a produção agrícola
18-mar, 12h27

A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) aderiu ao Plano de Ação Territorial da Mandiocultura, que é um projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca. O município aderiu ao projeto nesta quarta-feira (17), em uma reunião que aconteceu online. O projeto é coordenado pelo Banco do Nordeste, pela Bahiater e pela Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais.

O programa, que abrange toda região do extremo sul da Bahia, desenvolve várias ações como treinamento de agricultores, treinamento de técnicos, mandiocas mais produtivas e implantação de manivas resistentes às doenças, além de estarem desempenhando um projeto de uma farinheira sustentável, que polui menos a natureza.

De acordo com o vice-prefeito Alex Chaves (PT), Itanhém deixou de participar desse projeto nos últimos quatro anos, perdendo benefícios e a chance de produzir com mais qualidade e em maior quantidade.

Após a adesão, o município agora deve indicar um técnico, para ser capacitado, e 10 agricultores para participarem como disseminadores da metodologia do programa.

“A gente espera que, nesses próximos quatro anos, o município melhore nesse sentido. O prefeito Mildson considera importante a participação do município nesses fóruns regionais, para que a gente consiga trazer materiais, capacitação e, principalmente, melhorar a nossa produção agrícola. Já cobramos do programa que possam incluir a melhoria da produção do aipim, que é uma grande ideia do prefeito, que incluiu esse produto na merenda escolar, e temos sempre cobrado essa qualificação, para, consequentemente, oferecermos uma merenda escolar de qualidade”, afirmou o vice-prefeito.

Na reunião, o município de Itanhém foi representado pelo vice-prefeito Alex Chaves e pelo secretário de Agricultura, Josias Caetano; pelo Estado, participou Vanusa Vieira, da Seplan, e Fabiana Longo, da Bahiater; a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Araildes Martins, e o gestor de crédito de Medeiros Neto, Nacelmo Oliva e Jeilly Vivianne Ribeiro, da Polímata.[Jan Santos/Ascom PMI]